Categorias
Causas Consequências

COMO É VIVER COM A DOR DA FIBROMIALGIA

Como é viver com a dor da fibromialgia?

O mundo está crescendo tão rapidamente em uma variedade de coisas. Podemos nos comunicar com pessoas de todo o mundo em apenas alguns segundos.

No entanto, existem muitas coisas que ainda parecem um mistério, especialmente no campo da medicina. Parece que toda nova resposta tem muitas perguntas sobre isso. Este caso é especialmente verdadeiro em algumas condições médicas cuja causa ainda não foi encontrada. Estes são síndrome da fadiga crônica, artrite, fibromialgia e muitos mais.

O que realmente é fibromialgia?

Dar uma definição precisa da fibromialgia é uma tarefa difícil. Geralmente, a fibromialgia é uma síndrome cujo sintoma principal  é uma dor generalizada. Existem muitos outros sintomas de fibromialgia também. Os seguintes sintomas podem ou não ser incluídos:

  • Fraqueza nos membros
  • Fadiga
  • Palpitações
  • Bexiga irritável
  • Espamos musculares
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Dor crônica
  • Espasmos musculares prolongados
  • Insônia
  • Síndrome do intestino irritável
  • Problemas de memória de curto prazo
  • Perda de atenção prejudicada
  • Síndrome da perna inquieta

Além disso, outros sintomas também são sentidos por pessoas com fibromialgia, mas os mencionados acima ocorrem devido a uma condição comórbida, em vez da própria fibromialgia. Por exemplo, alguns pacientes encontram problemas dermatológicos e muitos mais.

Depressão crônica, fadiga crônica, lúpus e artrite reumatóide são algumas das condições comuns relacionadas à fibromialgia. Os sintomas da fibromialgia e os sintomas dessas condições são bastante comuns, mas o tratamento é diferente.

O que causa a fibromialgia?

Não se sabe o que causa a fibromialgia. Muitos teorias foram criados, mas nenhuma das causas foi confirmada. Por exemplo, acredita-se por alguns pesquisadores que a disfunção no sistema nervoso central, que não consegue perceber a dor adequadamente, faz com que a fibromialgia seja desenvolvida.

A fibromialgia também pode ocorrer devido ao estresse e falta de sono. O corpo humano pode ser muito afetado devido ao sono ruim, especialmente quando se prolonga por um longo período de tempo. É provável que a dor seja sentida de maneira diferente por aquelas pessoas que não estão descansadas o suficiente.

 Os pesquisadores atribuem a culpa pelo desenvolvimento dessa síndrome aos genes polimorfos, que podem ser responsáveis ​​pela maneira como agarramos a dor. No entanto, esse gene também é responsável por outras condições também.

Como é sentir dor na fibromialgia?

A dor na fibromialgia é generalizada na maioria dos casos. Também pode aparecer em algumas áreas específicas, mas a maioria dos pacientes sente uma dor generalizada. Pessoas com fibromialgia sofrem de dores de cabeça, dor no pescoço, dor nas articulações e dor no quadril. O importante é que você seja capaz de distinguir entre a dor em áreas devido à fibromialgia e a dor em áreas devido a outras condições, como a artrite.

Por exemplo, a fibromialgia causa uma dor no quadril e essa dor não parece tão localizada em comparação com a dor causada pela artrite. Embora essas duas condições sejam diferentes e as causas de ambas ainda não serem conhecidas, os tratamentos aplicados são de natureza diferente.

A vida de uma pessoa se torna aterrorizante se diagnosticada com fibromialgia. Algumas pessoas com fibromialgia estão acamadas há muitos anos e outras não conseguem realizar as atividades de rotina. Algumas pessoas deixaram o trabalho; outros tentaram controlar a dor. A vida de todo mundo muda quando a dor assume o controle.

Muitas celebridades também estão sofrendo com essa condição drástica. A franqueza das celebridades sobre a condição ajudou a aumentar a conscientização para saber que a fibromialgia é real. Por exemplo, uma das celebridades mais famosas é Morgan Freeman, que foi diagnosticado com fibromialgia e foi falado abertamente sobre a condição e a vida com essa dor.

A vida muda com a fibromialgia

A vida que você vivia muda depois de ter essa síndrome. Além dos vários tipos de medicamentos importantes para você tomar, as mudanças no estilo de vida também são muito importantes para você. Por exemplo, o médico solicitará que você participe das sessões de fisioterapia e será realmente importante que você faça isso para manter a dor sob controle.

Além disso, você terá que mudar sua dieta. Sua dor e outros sintomas podem ser aliviados com a alimentação correta. Se você comer sanduíches, ou alimentos com gorduras ruins, pode piorar a condição. Você tem que comer carnes magras, gorduras saudáveis ​​e carboidratos para aliviar a dor e outros sintomas também.

O exercício pode ser eficaz para você. Yoga é um dos melhores exercícios que ajudam a aliviar a dor. Lembre-se de que tudo o que você faz deve estar sob a supervisão de um profissional.

Aprenda meditação, não tente se estressar. Muitos pacientes relataram uma mudança efetiva nos sintomas de dor, problemas de sono, depressão e muitos outros sintomas.

Tente viver uma vida saudável e feliz seguindo estas regras. Faça sua vida maravilhosa; não o desperdice simplesmente indo para a cama. Você tem que lutar muito para lutar com essa condição

referências:

The Impact of a Group-Based Multidisciplinary Rehabilitation Program on the Quality of Life in Patients With Fibromyalgia: Results From the QUALIFIBRO Study.Jacobs H, et al. J Clin Rheumatol. 2019

Quality of life related to foot health status in women with fibromyalgia: a case-control study.Palomo-López P, et al. Arch Med Sci. 2019

Fibromyalgia, Chronic Fatigue Syndrome, and Multiple Chemical Sensitivity: Illness Experiences.Alameda Cuesta A, et al. Clin Nurs Res. 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *