Categorias
Causas

DOR NA FIBROMIALGIA DECORRENTE DAS ESTATINAS

DOR NA FIBROMIALGIA DECORRENTE DAS ESTATINAS

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Leeds (Reino Unido) descobriram o que causa dor muscular quando as drogas utilizadas são tomadas para reduzir o corpo ‘mau colesterol’ e triglicérides em pacientes com risco sofrer ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares . 

Isso se deve ao uso de estatinas , um grupo de medicamentos geralmente usado para combater esses problemas e que, segundo a pesquisa,  causa vazamentos espontâneos de cálcio nas células musculares, levando algumas pessoas a sentir dores musculares depois de tomá-las, o que poderia ajudar os médicos a evitar esse efeito colateral. 

Sob condições normais, liberações coordenadas de cálcio fazem com que os músculos se contraiam . Esses vazamentos de cálcio podem causar danos às células musculares, o que pode causar dor e fraqueza muscular.

Consumo de estatinas a longo prazo


A equipe de cientistas investigou biópsias musculares de pacientes em uso de estatinas a longo prazo e de ratos tratados com estatinas por 4 semanas para observar seus efeitos. Eles observaram que o tratamento com estatina comprometeu proteínas chamadas receptores de rianodina , que controlam a liberação de cálcio dos compartimentos de armazenamento nas células musculares.

Os receptores de rianodina controlam a liberação de cálcio dos compartimentos de armazenamento nas células musculares. Essa liberação espontânea e irregular de cálcio pode desencadear sinais que promovem a morte celular . Sinais de morte celular aumentaram nos músculos de pessoas e ratos tratados com estatinas, em comparação com controles não tratados. 

“Identificar como as estatinas afetam a biologia das células musculares é o primeiro passo para evitar possíveis efeitos colaterais musculares e garantir que as pessoas suscetíveis a esses efeitos colaterais não percam a proteção fornecida pelas estatinas”.

Os pesquisadores explicaram que, na maioria das pessoas, as células musculares podem tolerar esse vazamento de cálcio. No entanto, em pessoas que já são suscetíveis devido a seus genes ou estilo de vida , o vazamento causado pelas estatinas pode sobrecarregar as células musculares, causando dor e fraqueza muscular. 

“As estatinas são medicamentos que salvam vidas e a maioria das pessoas que os toma não apresenta efeitos colaterais . Aqueles que sofrem de dores e fraquezas musculares devem sempre perguntar ao médico se a troca da estatina ou dose diferente poderia resolver o problema”.

Exercício contra estatinas


Por outro lado, os cientistas também demonstraram que o exercício pode impedir alterações que levam ao vazamento de cálcio, o que pode ser uma maneira eficaz de as pessoas tomarem estatinas para evitar sintomas musculares . 

Quando os ratos tiveram acesso a uma roda de exercício, as alterações relacionadas às estatinas não ocorreram e os sinais de morte celular nos músculos não aumentaram. De fato, os ratos tratados com estatinas correram duas vezes mais que os ratos controle . 

“Descobrimos que o exercício moderado cancelou alterações nas células musculares causadas pelas estatinas. Sabemos que cerca de 7 em 10 atletas profissionais podem não tolerar estatinas , e sabemos que o intenso exercício resistido tem efeitos profundos nas proteínas  para os que visam estatinas “.

“Por fim, todos têm controle sobre os medicamentos que escolhem tomar. Ao avaliar se devem tomar estatinas, converse com seu médico de família. Após avaliar seu risco pessoal e aconselhá-lo sobre mudanças no estilo de vida, eles ajudarão você a tomar uma decisão.” 

referências:

Microvascular functions in patients with fibromyalgia syndrome: effects of physical exercise.Esen E, et al. Turk J Phys Med Rehabil. 2017

Statin Use Is Associated with Bladder Pain Syndrome/Interstitial Cystitis: A Population-Based Case-Control Study.Huang CY, et al. Urol Int. 2015

Detrimental effect of statin therapy in women with fibromyalgia.Mascitelli L, et al. Arch Intern Med. 2008

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *