Categorias
Causas

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA – UMA CAUSA AINDA OBSCURA

A violência é uma causa de fibromialgia

A fibromialgia é um distúrbio da dor, com sintomas que variam de dor muscular e dormência nas extremidades a distúrbios do sono. A inflamação é a resposta do corpo ao estresse devido à complexa interação entre o cérebro e outros órgãos desempenham um papel na fibromialgia. Pode ser difícil evitar as limitações que a vida moderna nos apresenta, mas certamente há muitas coisas que podemos controlar que podem ajudar a aliviar os sintomas dessa doença, incluindo estilo de vida e escolhas alimentares.

Não existe uma resposta simples porque a violência psicológica ou o estresse podem desencadear a fibromialgia. O estresse emocional pode enfraquecer sua capacidade de se proteger de várias doenças crônicas, como a dor da FIBROMIALGIA. Acredita-se também que exista uma ligação entre trauma emocional, insônia, dores de cabeça, dor e outros sintomas. A imunização em tenra idade pode ter um impacto significativo a longo prazo.

Parece que a violência psicológica é levada menos a sério do que o abuso físico, uma vez que não apresenta sinais externos, como hematomas ou ossos quebrados. No entanto, os casos mais altos de violência psicológica, principalmente na infância, mas também na idade adulta, associados a pessoas com fibromialgia, indicam a necessidade de conhecer o potencial para o desenvolvimento de fibromialgia.

                                                                                                       Trauma na infância

Experiências traumáticas e estresse infantil sempre foram negligenciados como fatores predisponentes no desenvolvimento de vários distúrbios da dor crônica e psiquiátricos, como fibromialgia, síndrome do intestino irritável, insônia, depressão, ansiedade, síndrome pós-estresse, síndrome da fadiga traumático e crônico A maré está mudando, pois a pesquisa revela uma correlação significativa entre trauma na infância e saúde do adulto.

O sistema nervoso central se desenvolve rapidamente durante a infância e é condicionado a responder a vários estímulos e estresse que ocorrem na vida. À medida que uma variedade de estímulos ambientais é abordada, novas vias são criadas entre as células cerebrais em resposta a cada estímulo.

Por exemplo, uma experiência agradável, como o abraço ou o doce de um pai, cria caminhos que ensinam o cérebro a responder a esses estímulos com prazer. Da mesma maneira, uma experiência assustadora criará e exercitará formas que respondem com medo.

Esse processo de criação de novas vias em resposta a estímulos é chamado de neuroplasticidade. Com a idade, a neuroplasticidade diminui, o que significa que é mais difícil desenvolver novos canais e ajustar as respostas do cérebro aos estímulos. As crianças são uma vantagem de ter um alto grau de plasticidade neuronal.

No entanto, também destaca a importância de fornecer um estímulo significativo para o cérebro em desenvolvimento, para garantir o desenvolvimento de uma maneira positiva.

As experiências traumáticas relacionadas à fibromialgia incluem:  

  • acidentes  
  • trauma emocional  
  • A separação entre mãe e filhos que durou mais de seis meses. 
  • Vida em uma guerra.

    “A fibromialgia está relacionada ao estresse em crianças e as emoções negativas que não são tratadas como  abuso sexual”.  


Segundo estudos, aproximadamente 30 a 40% dos adultos sofreram abuso físico, psicológico ou sexual em algum momento da infância. Outros estudos sugerem que as estatísticas reais podem ser muito maiores às relatadas. Vários estudos examinaram o papel do abuso sexual e da fibromialgia especificamente, e os resultados são surpreendentes. Em vários estudos, cerca de 65% das mulheres com fibromialgia relataram abuso sexual.

Embora os pesquisadores não saibam como ou por que o abuso infantil está relacionado à fibromialgia, é importante considerar o papel da violência nas medidas tomadas para curar e controlar os sintomas da fibromialgia. Muitas das pesquisas sobre violência e fibromialgia surgiram nos últimos 5 a 10 anos. Isso significa que existem poucas evidências de como a violência possa afetar os sintomas da fibromialgia no futuro.

Um estudo realizado em 1995 pela Universidade McGill no Canadá descobriu que em um grupo de 83 mulheres com fibromialgia e 161 mulheres no grupo controle, 37% das mulheres no grupo fibromialgia sofreram abuso sexual.

Apenas 22% das mulheres no grupo controle relataram abuso sexual. As mulheres no grupo da fibromialgia também relataram níveis mais altos de violência física (18% contra 4%), abuso de drogas (16% versus 3%) e vida de abuso sexual (17% contra 6%). ) por cento).

De particular interesse é um estudo realizado em Birmingham, Alabama, que sugeriu que as pessoas com fibromialgia eram estatisticamente mais propensas a ter um histórico de abuso sexual ou físico, embora outros estudos pareçam refutar esses resultados. Os resultados de um estudo publicado pelo American College of Rheumatology em sua revista Arthritis and Rheumatism descobriram que 65% dos pacientes com fibromialgia relataram uma história de abuso sexual em comparação com 52% em  participantes no grupo de controle de saúde. Este estudo constatou que os pacientes com fibromialgia têm um histórico de abuso que relatou mais sintomas do que os pacientes com fibromialgia sem esse histórico infantil. Os pesquisadores estimam que o estudo mostrou que apenas um histórico de violência tem uma gravidade maior dos sintomas da fibromialgia . O abuso não parece ser a causa da síndrome.

Pacientes com fibromialgia têm um histórico de tais abusos no passado. A terapia é sempre recomendada como remédio para a violência, e os pacientes com fibromialgia não são exceção à regra. Ninguém pode dizer ao certo, mas faz sentido lidar com as consequências desses abusos que poderiam ajudar os pacientes com fibromialgia a ter uma melhor qualidade de vida. 

Acima de tudo, no cuidado de uma pessoa com dor sem patologia tecidual transparente , a dor emocional se intensifica, assegurando à pessoa que a experiência da dor não está na cabeça, mas no sistema nervoso autônomo.

referências:

  • Humor Use Moderates the Relation of Stressful Life Events With Psychological Distress.Fritz HL, et al. Pers Soc Psychol Bull. 2017
  • The relationship between childhood adversities and fibromyalgia in the general population.Varinen A, et al. J Psychosom Res. 2017
  • Clinical Profiles of Young Adults With Juvenile-Onset Fibromyalgia With and Without a History of Trauma.Nelson S, et al. Arthritis Care Res (Hoboken). 2017
  • One stop multidisciplinary pain clinic for survivors of torture.Kuehler BM, et al. Pain Manag. 2016
  • Quantifying the influence of child abuse history on the cardinal symptoms of fibromyalgia.Ortiz R, et al. Clin Exp Rheumatol. 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *