Categorias
Causas

TENSÃO EMOCIONAL E ESTRESSE – O QUE ACONTECE COM SEU CORPO

Tensão emocional e estresse fazem um corpo doente

   Durante anos descobriu-se que a tensão emocional danifica o corpo gradualmente e inexoravelmente porque tende a explodir como doenças psicossomáticas . O dano  psico-emocional ao corpo é tal que é considerado o de cem doenças! Eles são psicossomáticos. E uma das pesquisas mais interessantes na psicologia contemporânea está relacionada à interferência do estresse na saúde , flagelo e assassino do ser humano moderno.

     Estresse psicológico e doença corporal

Nesse mecanismo de conversão, a pessoa inconscientemente transforma um conflito psicológico em um sintoma físico. Ou seja, a mente ( psique ) deixa o corpo doente ( soma ).

   Por um tempo, acreditava-se que não havia distúrbios físicos causados ​​exclusivamente por fatores psicológicos. Pensou-se que um distúrbio corporal necessariamente tinha um componente biológico que combinado com fatores ambientais, sociais e psicológicos, desenvolvia uma doença psicossomática .

   No entanto, a pesquisa mostrou que o cérebro é capaz de tornar o corpo doente, porque se comunica com células do sangue que se movem por todo o corpo através do fluxo sanguíneo, vasos linfáticos e nervos. Por exemplo, urticária pode ser causada por uma alergia física ou uma reação psicológica. A depressão pode predispor os deprimidos a certas infecções, como as causadas pelos vírus da gripe, impedindo que o sistema imunológico proteja você.

   Em outras palavras, tensão emocional (depressão, ansiedade, fúria …) e estresse (causado por problemas econômicos , pressão de trabalho, colapso sentimental, morte de um membro da família …) indevidamente tratados ou canalizados incorretamente podem desencadear momentos trágicos no ser humano, causando-lhe até a morte.

            Estresse social

   Tanto o estresse social quanto o psicológico podem ativar ou agravar uma ampla gama de doenças, como  FIBROMIALGIA, diabetes mellitus, lúpus, leucemia e esclerose múltipla . Evidentemente, a importância das causas psicológicas varia amplamente entre pessoas diferentes com o mesmo distúrbio.

   Embora saibamos que, para o estresse interno levar à depressão depende da predisposição genética, ele afeta o sistema nervoso vegetativo (sistema nervoso autônomo), o sistema simpático e a glândula pituitária . Após uma resposta aguda ao estresse, há um impacto no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal: o hipotálamo regula o impacto e a glândula pituitária (hipófise) é ativada, produzindo  corticotrofina (ACTH), que é liberada na corrente sanguínea. e vai para as glândulas supra-renais, e a produção de adrenalina é ativada(epinefrina) ou cortisol, o hormônio do estresse. A partir deste momento, uma variedade de reações ocorre porque esse hormônio cortical em pouco tempo atinge todo o organismo, causando o aumento das palpitações cardíacas, intensificação do pulso, irrigação muscular; as reservas de gordura e açúcar se movem e a reação muscular aumenta e a coagulação sangüínea aumenta. Uma situação estressante perene freqüentemente leva a crises psicológicas, emocionais e físicas agudas . Sem mencionar o que acontece no espírito, eixo ou coluna vertebral da saúde integral do ser humano.

Hipófise, hipocampo

Um famoso psicólogo resumiu assim: “Deus perdoa nossas faltas; As pessoas também as perdoam às vezes. Mas o sistema nervoso é adaptado a não perdoar”. Preocupações, estresse, tensão emocional , ódio, ressentimento, raiva e outras emoções reprimidas ou mal canalizadas, mais cedo ou mais tarde, cobram seu preço. 

Desconforto psicossomático

   Se as coisas são desse tamanho, qual é a medicação apropriada para curar uma doença psicossomática ? Será medicina convencional? Será medicina alternativa? Não! O certo é resolver o conflito emocional e aprender a reagir aos estímulos ambientais e internos para que o desconforto psicossomático desapareça, isto é, uma mudança de atitude em relação ao conflito interno e à pressão externa . Não é tão simples quanto parece, mas não impossível de praticar.

   Mesmo que o ambiente de trabalho seja pouco ou nada controlável ou mutável, minha reação às pressões está ao meu alcance; Devo desaprender reações inadequadas para evitar que o ambiente controle meu humor.

   Aqui a neurociência auxilia muito.

   Se estou ciente de que um choque emocional com alguém me afeta com uma dor de cabeça insuportável , o indicado é tirar (não reprimir) ou me permitir sentir a emoção apertando uma bola de borracha, escrevendo o significado ou contando de um a dez, até o desconforto desaparecer. Ou seja, o descontentamento deve ser resolvido e liberado para que a dor física desapareça. A ingestão de medicamentos ajudará pouco, já que perde força  sem  resolver o emocional. (Muitos por falta de autoconhecimento não sabem identificar suas emoções  e os confundem com o que pensam deles).

Referências

Cérebro, Mente e Comportamento. Nova York: Freeman and Company.Bloom, FE e Lazerson, A. (1988).

Fundamentos da neuroquímica. Barcelona: trabalho.Bradford, HF (1988).

Fundamentos Biológicos do Comportamento. De abril, A. Ambrose, E. De Blas, MR; Caminero, A. De Pablo, JM e Sandoval, E. (eds) (1999)
Emoção, estresse e enfrentamento.Madri: Sanz e Torres.Martínez Sánchez, F. & García, C. (1995).

Psicologia Básica: Introdução ao estudo do comportamento humano (pp. 497-531). Madri: pirâmideEm Puente (Ed.),

A tensão na vida Buenos Aires, Argentina: Cia. General FabrilSelye, H. (1960).

O guia de Selye para enfatizar a pesquisa. Nova Iorque: Van Nostrand ReinholdSelye, H. (Ed.). (1980).

 Estresse prejudicial Madri: Aguilar.Tobeña, A. (1997)

 A epidemiologia do estresse social. American Sociological Review, 60, 104-125.Turner, RJ, Wheaton, B. e Lloyd, DA (1995).

 Psicobiologia do estresse (2ª ed. Current.). Barcelona: Martínez RocaValdés, M. & Flores, T. (1990).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *