Categorias
Tratamento

5 EXERCÍCIOS DE CONSCIENCIA PLENA PARA FIBROMIALGIA

5 exercícios de atenção plena para ansiedade

consciência pode entender como “atenção plena” ou “consciência plena” . Poderíamos defini-lo como a capacidade do ser humano estar no presente e “lembrar” o fato de estar no presente.

Ou seja, a capacidade de retornar ao “aqui e agora” quando nossa mente viajou para o passado ou o futuro. Graças à capacidade de permanecer no momento presente, podemos estar realmente conscientes de onde queremos ir, quais são nossos objetivos.

Se algo que está acontecendo no momento não nos agrada, podemos decidir não repeti-lo. O problema é que na maioria das vezes nos perdemos em um fluxo de pensamentos que correspondem a um passado que deixou de existir.

Também nos aterrorizamos com pensamentos futuros que pretendem controlar o que ainda não aconteceu. Portanto, é ainda mais complicado para nós tomar decisões sobre nossos objetivos ou valores vitais.

atenção plena , portanto, ajuda-nos a perceber que a única realidade é agora. O resto dos momentos, eles só existem em nossa imaginação. Eles não são reais. Deixar sentir a experiência imediata, sem fazer julgamentos de valor, simplesmente aceitando-a com os cinco sentidos, nos liberta de emoções talvez desnecessárias, como culpa ou preocupação futura.

A atenção plena, portanto, nos ajuda a focar na única coisa que é real: o agora. É neste contexto que só temos espaço para agir. O resto está além do nosso controle, porque é um contexto que ainda não chegou – o futuro – ou que não existe mais – o passado.

Alguns exercícios de atenção plena para ansiedade

Para praticar a atenção plena, é necessário elaborar alguns exercícios concretos que devemos realizar diariamente para, aos poucos, transformá-los em um hábito. Existem muitos exercícios de atenção plena , mas neste artigo selecionamos cinco deles, que serão muito úteis para gerenciar a ansiedade .

Como sabemos, a ansiedade é uma emoção que nos prepara para uma ameaça. É um mecanismo de defesa que nos ajuda a sobreviver, a tomar decisões com rapidez e eficácia diante de possíveis danos que possamos sofrer.

Portanto, a primeira coisa é perceber que a ansiedade não é ruim. Não precisamos julgá-lo dessa maneira, se não conhecermos sua função e tentarmos usá-la para nosso benefício.  Os cinco exercícios de mindfulness propostos para gerenciar essa ansiedade são:

1. Tome um banho

Tome um banho, um dos exercícios de atenção plena

O momento íntimo do chuveiro é ideal para total atenção. Simplesmente concentre-se e desfrute das sensações proporcionadas pela água, sabão e outros elementos.

Um bom exercício para começar a praticar a atenção plena pode ser tomar um banho com atenção ao que você está fazendo. Os pensamentos devem se concentrar apenas no ato de tomar banho.

Concentre-se em tudo o que envolve o chuveiro: pegue o sabão, espalhe-o pelo corpo, sinta a pele, cheire o sabão, sinta a água, veja como a água faz o sabão deslizar e ambos se perdem na pia …

Trata-se de colocar a “mente do iniciante”, como se você nunca tivesse tomado banho, deixe-se seduzir por todos os elementos de um banho, sem querer correr para terminá-lo, sem pensar no que deve fazer a seguir, apenas desfrute e saboreie o chuveiro que Você está se apresentando.

2. brincar com massa de modelar.

Este exercício nos transporta de volta à infância. As crianças são os melhores professores de atenção plena Eles vivem continuamente no presente, tudo os surpreende e acham maravilhoso.

Tente ser criança, pegue um pouco de massa de modelar colorida e prepare-se para fazer bonecas atraentes ou o que você puder imaginar. Pense no que você deseja criar e faça-o com cuidado, paciência, colocando todo o seu esforço e atenção.

Não se levante para fazer outra coisa até terminar. Dedique-se à sua boneca de massinha, deixando que seus pensamentos lidem apenas com ela.

3. Bolhas de sabão

Bolhas de sabão

Além de relaxar, soprar bolhas de sabão aumenta a capacidade de concentrar a atenção em uma única atividade.

Com este exercício, além de praticar o relaxamento com base na respiração de uma maneira alternativa , também aumentamos a capacidade de prestar atenção a uma única atividade atual.

Comece a soprar bolhas . Veja como eles são: alguns menores, outros muito mais arredondados. Sinta a luz refletir sobre eles e criar cores bonitas.

Experimente como eles explodem quando atingem uma certa altura e como outros, porém, se afastam.

4. Esvazie o disco rígido

Quando se sentir ansiosa, você pode pegar papel e caneta e “esvaziar o disco rígido”. Ou seja, para capturar todos os seus pensamentos no papel . Escreva-os como se fossem telegramas. Não os avalie, não os rejeite e não os julgue. Eles são apenas pensamentos.

5. Esfregue a louça

lavar os pratos

E se você tomar um tempo para lavar a louça e focar sua mente e foco? É uma ótima oportunidade!

Lavar a louça é um ótimo exercício para praticar a atenção plena. É semelhante ao chuveiro. Trata-se de conectar-se com todas as sensações que o ato de esfregar implica: água fria ou quente, sabão e sua textura, observando como a sujeira cai e o prato está ficando mais limpo …

A chave é focar a mente na atividade em si, vendo o resto dos pensamentos como simples “ruído”.

Benefícios da atenção plena

Muitos estudos apóiam os benefícios de praticar exercícios simples de atenção plena . É uma atitude que nos ajuda a focar no presente e a ter mais consciência de tudo ao nosso redor, aqui e agora.

Dá-nos a grande vantagem de nos distanciarmos da nossa ruminação e emoções negativas. Ajuda-nos a não fundi-los com nossa pessoa, a fim de continuar realizando as atividades que estabelecemos como metas valiosas.

Por outro lado, a atenção plena nos afasta de avaliações e julgamentos baseados em nossas crenças mais profundas e nos dá grandes doses de calma e serenidade .

Afastar-se dos julgamentos nos traz um maior bem-estar, tanto conosco como com nosso ambiente social. Portanto, não apenas melhora nossa auto-estima, mas também nossos relacionamentos sociais. 

referências:

  • Mindfulness Training for Chronic Non-malignant Pain Management: A Review of the Clinical Effectiveness, Cost-effectiveness and Guidelines .
  • Mindfulness- and acceptance-based interventions for patients with fibromyalgia – A systematic review and meta-analyses.Haugmark T, et al. PLoS One. 2019
  • Machine Learning to Understand the Immune-Inflammatory Pathways in Fibromyalgia.Andrés-Rodríguez L, et al. Int J Mol Sci. 2019
  • A randomized controlled efficacy trial of mindfulness-based stress reduction compared with an active control group and usual care for fibromyalgia: the EUDAIMON study.Pérez-Aranda A, et al. Pain. 2019
  • Cost-Utility of Mindfulness-Based Stress Reduction for Fibromyalgia versus a Multicomponent Intervention and Usual Care: A 12-Month Randomized Controlled Trial (EUDAIMON Study).Pérez-Aranda A, et al. J Clin Med. 2019
  • Mindfulness-based stress reduction for fibromyalgia: A step closer to precision psychiatry?Carvalho AF, et al. Brain Behav Immun. 2019
  • Relationship between Future Orientation and Pain Severity in Fibromyalgia Patients: Self-Compassion as a Coping Mechanism.Chang EC, et al. Soc Work. 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *